quinta-feira, 21 de julho de 2011

Top 3 - Discos Nacionais por Regis Tadeu

   Este blog tem por intuito não se fechar apenas em minha opinião, e para que se conheça cada vez mais artistas e se possa valorizá-los, conto com a colaboração de todos. Desta vez quem fez o seu Top 3 de discos nacionais foi o jornalista Regis Tadeu, famoso nacional por ser jurado do programa do Raul Gil. Sempre polêmico, é colunista também do Yahoo!, ainda é editor das revistas Cover Guitarra, Cover Baixo e Batera, diretor de redação da Editora Aloha, ainda produz e apresenta o programa Rock Brazuca na Rádio USP 93,7.

   O pedi que escolhesse 3 álbuns que ele considera importantes para a música nacional, sem ares de fundamentalismo ou com poder de dizer “estes são os melhores álbuns do Brasil!”, é apenas diversão e três grandes obras que devem ser escutadas segundo a visão do Regis. Segue abaixo os discos e o texto escrito pelo jornalista:

Sol no Escuro – Fábio Góes

fabiogoes_disco

   Conhecido por seus trabalhos nas trilhas sonoras dos filmes “Abril Despedaçado” e “Cidade de Deus”, este cara conseguiu colocar em seu primeiro disco um punhado de canções tão sublimes que fica difícil não se emocionar durante sua audição. Com poucos acordes, melodias belíssimas e uma atmosfera quase melancólica, é a prova de que tristeza pode ser transformada em arte.

Construção – Chico Buarque

chico-buarque-construcao

   Poucas vezes se ouviu algo tão arrebatador em termos de letras quanto este disco, brilhantemente arranjado. A união entre o discurso poético e as melodias e harmonias é tão brilhantemente "costurado" que faz com que a gente se sinta outra pessoa depois de ouvir cada canção.

Made in Brazil – Made in Brazil

made_in_brazil_1_cover_front

   Se havia alguma dúvida de que brasileiro não sabia fazer rock and roll, ela caiu por terra depois que este grupo paulista lançou um dos mais emblemáticos álbuns da história do rock nacional e, por que não dizer, da música feita em nosso País. Com letras inacreditáveis em sua simplicidade e bom humor, peso instrumental na medida certa e uma certa "porralouquice celebratória", as canções aqui contidas são capazes de colocar sorriso no rosto do mais ranzinza dos seres humanos.

   Depois dessa listinha vou correr atrás desses álbuns, pois confesso, nunca tinha ouvido falar no Made in Brazil, uma vergonha, visto a vasta história da banda. Enfim, quem tiver interesse de colaborar, é só deixar o contato nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário