sexta-feira, 22 de abril de 2011

TOP 3

   Antes de começarmos a comentar o cenário atual da Música Brasileira, deixo aqui dois Tops 3: um dos três álbuns clássicos que devem ser ouvidos, o outro de três álbuns novos (quase novíssimos) que também devem ser ouvidos.

   Top 3 Clássicos

3- Gal Costa - Fa-Tal
   Um disco ao vivo, vibrante e sempre envolvente.

2- Chico Buarque - Chico Buarque
   Fiquei em dúvida sobre qual disco do Chico deveria figurar neste top 3, mas sabia que algum disoc dele deveria estar aqui, então optei por esse que é muito lindo e um clássico inegável.

1- Os Mutantes - Os Mutantes
   Simplesmente uma das melhores bandas que este país já viu, de uma genialidade ímpar. Deve ser ouvido sempre.

   Top 3 Novos

3- Marcelo Jeneci - Feito pra acabar
   Um disco que fala de amor, de vida, de alegria; sem contar que faz o belo uso do acordeon. 

2- Tulipa Ruiz - Efêmera
   Você quer beleza e ternura sem aquela falsa ingenuidade, você encontra nesse disco belíssimo.

1- Céu - Vagarosa
   Uma belezura que une MPB, Samba e todos os hypes eletrônicos, criando uma obra brasileiríssima/universal.

   Comentem aí qual o Top 3 de vocês, aqueles discos nacionais que todos deveriam ouvir.

Esclarecimeto

   A frase que serve de subtítulo para este blog foi encontrado no Last.fm na página "Brasil". Ela não significa que eu odeie do fundo do meu coração a Lady GaGa, ela apenas demonstra que a grande maioria dos críticos da música nacional idolatram ícones patéticos que a mídia endeusa. Enfim, não odeio Lady GaGa, nem odeio quem a escuta, apenas torço para que eles avaliem seus critérios de determinação do que realmente é música de qualidade.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Os ideais e os porquês


Karina Buhr
   Aqui começa a caminhada do Bom Brasileiro, blog que se propõe a noticiar as novidades do mundo da música nacional, focando principalmente os artistas independentes e que prezam a boa produção musical. 
   Em tempos de sertanejo universitário e rock colorido, fica um sensação de que a música brasileira está em baixa, porém esse blog vem com o intuito de enaltecer os inúmeros artistas que estão espalhados pelo país, fazendo e divulgando música de qualidade, e que vem sendo ignorados pelos grandes meios. Músicos de qualidade excepcional se lançam todos os anos nesse mercado violento e "emburrecido" que é o mercado fonográfico nacional. 
   É cada vez mais comum artistas nacionais lançarem seus trabalhos no mercado internacional, visando um público/mídia que está aberto a trabalhos de qualidade, vide o sucesso internacional de artistas como Sepultura, Cansei de Ser Sexy e os clássicos, mas esquecidos em nosso país, Mutantes.
Céu   
   Além de nossas rádios dominadas por músicas de qualidade duvidosa, há ainda o incrível discurso de que a música brasileira é terrível e que não há rock de qualidade, e, ainda que a MPB é apenas movida por dinossauros remanescentes dos anos 60 e 70.  Burrice pura! Adolescentes viciados em cantoras pops movidas a auto-tune, todos dançando ao som do novo hit do David Guetta, e depois difunde-se a ideia de que a música nacional está perdida. Poderia ficar aqui horas defendendo a música nacional, desde os artistas que pululam na cena de Recife e São Paulo até a novíssima cena de Curitiba por exemplo, citando artistas como Otto, Céu, Tulipa Ruiz, Holger, Karina Buhr, Marcelo Jeneci, entre muito outros.
   Em suma, esse blog tem por ideais apresentar e discutir a música brasileira que a grande mídia finge não existir.